Governador Flávio Dino dá posse a reitora e vice-reitor da UEMASUL
- Antônio Fabrício
- 18 de jan. de 2017
- 3 min de leitura
Resultado do sonho coletivo e da luta histórica por autonomia universitária com objetivo de criar uma instituição de ensino superior que estivesse inserida na agenda de desenvolvimento regional, a implantação e consolidação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) teve mais um capítulo decisivo nesta última quarta-feira (18). Em uma solenidade cheia de emoção, o governador Flávio Dino deu posse no cargo de reitora à professora Dra. Elizabeth Nunes e de vice-reitor ao professor Mst. Expedito Barroso.
Em um auditório lotado de autoridades da região, alunos, ex-alunos, professores e funcionários do antigo Cesi/Uema, hoje UEMASUL, era visível a emoção de ver o sonho de autonomia se tornando realidade. O rito acadêmico de posse da reitora, que chamou atenção pelas simbologias e beleza, contou com a participação do professor decano Ronaldo Farias, que fez a aposição dos símbolos reitorais recebidos pela reitora.
A história do professor Ronaldo é a própria história da UEMASUL. “Fui estudante da Faculdade de Engenharia na década de 60, que nos anos 70 se tornaria Federação das Escolas Superiores do Maranhão. Em 1978 fui admitido pela Fundação de Ensino Superior de Imperatriz como professor, que logo em seguida seria incorporada pela Federação. Na década de 80 a FESM se tornaria UEMA”, explicou o professor, que agora faz parte do quadro de professores da UEMASUL.
Após serem empossados, reitora e vice-reitor fizeram o juramento onde se comprometeram com a instituição e com uma gestão democrática defendendo sempre a autonomia universitária. Em seu discurso, a reitora Elizabeth Nunes falou dos desafios que a UEMASUL irá enfrentar e da importância da união da comunidade acadêmica em torno dessa luta. “A UEMASUL será construída por muitos. Dependerá do empenho e do esforço de diversas gerações. Iniciamos essa história da construção de uma nova Universidade na região tocantina do Maranhão, tendo como compromisso o desenvolvimento social”.
A ex-aluna e ex-professora do Cesi/Uema Nice Rejane de Oliveira foi uma das muitas pessoas que participaram de debates e mobilizações ainda na década de 90, quando tudo não passava de uma “utopia”. “Quando você materializa algo que por muito tempo faz parte de uma luta, de um projeto, mas que está sempre na perspectiva do horizonte, quando ele passa a ser real e efetivo de fato, conota muita emoção”, afirmou Nice Rejane. A professora Mst. Mônica Mourão também é egressa da Uema e desde 2007 é professora efetiva. Segundo ela: “Foi uma emoção muito marcante e especial. Ver hoje uma reitora e um vice-reitor nossos... Foi muito especial, significativo e histórico.”
A criação da UEMASUL foi um compromisso de campanha de Flávio Dino e em seu discurso o governador relembrou que ainda na década de 80, o então deputado Sálvio Dino, apresentou o projeto de lei que criaria a Universidade de Imperatriz. “Hoje nós estamos fazendo, o que se convencionou chamar de história”, afirmou o governador, que destacou o papel fundamental da Uema e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que assinaram termos de cooperação com a UEMASUL. Flávio Dino agradeceu o deputado estadual Marco Aurélio pelo empenho na aprovação da lei que cria a universidade. “Na Assembleia Legislativa um deputado desta região desempenhou papel fundamental para que a UEMASUL se tornasse realidade. Obrigado Marco Aurélio.”.
Tão logo a solenidade foi encerrada, a pessoas presentes no auditório do Palácio do Comércio tomaram o palco para uma série de fotos com o governador, reitora e vice-reitor e pró-reitores. Antônio Carlos, estudante secundarista de Imperatriz acompanhou toda a solenidade e se mostrou esperançoso com a nova universidade. “Nós que estamos terminando o ensino médio esperamos poder estudar em uma boa universidade sem ter que sair de nossa cidade. Acho que com a UEMASUL, o ensino superior em Imperatriz só tende a melhorar”, finalizou o estudante.
Commenti